sábado, 16 de novembro de 2013

O QUE É A DUREZA DA ÁGUA?

      Dureza da água é a propriedade relacionada com a concentração de iões de determinados minerais dissolvidos nesta substância. A dureza da água é causada pela presença de sais de cálcio e magnésio, pelo que os principais iões levados em consideração na medição são os de cálcio e magnésio. Eventualmente também o zinco, ferro ou alumínio podem ser levados em conta na aferição da dureza.
      A dureza da água é composta por duas partes: a dureza temporária e a dureza permanente. A dureza temporária é devida à presença de carbonatos e bicarbonatos, e a dureza permanente é gerada pelos cloretos, nitratos e sulfatos. 
     A água dura consiste numa água que contém sais dissolvidos numa percentagem superior a 5%. A dureza mede-se em graus, expressos em partes por milhão de carbonato de cálcio ou de óxido de cálcio.

     Para efeito de potabilidade, são admitidos valores relativamente altos de dureza e há águas naturais duras consideradas satisfatórias para consumo humano.
     Uma forma muito simples e antiga de identificar a dureza da água é o teste da espuma. Se o sabão ou pasta de dentes fizerem muita espuma na água é porque a água é mole. Mas se, no entanto, fizerem pouca espuma é porque a água é dura. Por isso, para tomar banho, lavar a louça e a roupa, fazer a barba, lavar o carro e muitos outros usos, a água dura não é tão eficiente como a mole.


           Fig. 1 - Mapa da dureza da água em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário